domingo, 19 de dezembro de 2010

A Flecha - O retorno.




(Na íntegra)
Lucas 15.
Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir.
Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo: —Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
—Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.
Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.
Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.”
Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
Jesus continuou: —Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la.
E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida.”
—Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.

E a parte principal que quero destacar desta palavra:

E Jesus disse ainda: —Um homem tinha dois filhos.
Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” —E o pai repartiu os bens entre os dois.
Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
—O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.
Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos.
Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!
Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor
e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’”
Então saiu dali e voltou para a casa do pai. —Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou.
E o filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!”
—Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés.
Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar
porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.” —E começaram a festa.
—Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança.
Então chamou um empregado e perguntou: “O que é que está acontecendo?”
—O empregado respondeu: “O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.”
—O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse.
Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos.
Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo!”
—Então o pai respondeu: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu.
Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”

Que Palavra maravilhosa e tanto falou ao meu coração essa semana, e eu preciso repartir isso com vocês.
Aquele filho ele tinha tudo na casa do Pai, e mesmo assim ele decidiu partir. E lá no mundo ele se alimentou de todas as coisas abomináveis, ele pecou, ele desrespeitou o pai dele. E ainda mais, ele pediu para o Pai dele a sua parte da herança.
A herança é algo que nós recebemos quando os pais morrem. Com aquela atitude ele ignorou que ainda tivesse um pai.
Contudo, lá no mundo ele sofreu as consequencias do seu erro. Ele se encontrou desprovido das coisas básicas pra sua sobrevivência, mas o pior de tudo, ele se encontrou sozinho. E então ele se lembrou da casa do Pai.
Ele se lembrou que até mesmo os servos do Pai dele tinham o que comer. E ele decidiu voltar.
Mas por tudo o que ele havia feito, por ter deixado a casa dele e ter ido para o mundo, ele sabia que não era digno de ser chamado de filho, portanto, a sua intenção era ser contratado por seu pai como simples empregado.
Talvez vc esteja como aquele filho. Pode ser que aconteceram tantas coisas na sua vida, tantas coisas no seu passado, que machucaram, que já faz tanto tempo mas vc ainda se lembra. Pode ser que pelas coisas que vc fez e vc não se ache mais digno de Deus. Pode ser que os seus pecados te deixaram tão sujo que vc não tem coragem de voltar pra casa.
Podem ser palavras que vc te disseram e que vc ão precisava ouvir, pode ser alguém que te tocou da maneira errada, podem ser acusações desprovidas da verdade.
Seja o que o for que te fez sair da casa do Pai. Seja qual for o sentimento que coloca em você o sentimento de que vc não será perdoado, de que vc não é digno, de que vc jamais será filho de Deus novamente... seja o que for... Deus, o teu Pai te espera de braços abertos.

Cientista Lord Kelvin disse certa vez: "Eu sou um grande pecador, mas Jesus é um grande Salvador".
A Bíblia fala “Filhinhos, não pequeis. Mas se pecarem saibam que tem um advogado diante Deus.” Esse advogado é Jesus.
A Palavra diz que o filho se LEVANTOU e voltou para o pai. E no instante em que o Pai avistou seu filho ainda distante, lançou-se ao pescoço de seu filho e o beijou.
Vc está caído? Então se levante! Porque o seu Deus te ve de longe.. ainda distante.. mas ele quer te tomar nos braços e te beijar como filho.
A Bíblia relata que o filho arrependido disse “Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho”.
Mas o pai disse aos seus servos: "Trazei depressa a melhor roupa; e o vista, e coloque um anel em seu dedo e calce os seus pés. E trazei o bezerro gordo, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se."
Vc pode ser sujo, ferido, fedendo, cheio de pecados, Ele te aceita outra vez. Ele troca as suas vestes, ele te alimenta, ele te lava, ele calça os seus pés, ele é o seu salvador, ele coloca no seu dedo um anel de filho.
Ele já nem se lembra dos seus pecados. Ele não apenas te ama, ele te aceita de volta. Ele te recebe outra vez.
E sim meu querido, sempre terão aqueles que irão apontar o dedo no seu rosto e te lembrar do seu passado e que dirão que vc não é santo o bastante para estar na casa do Pai.
Mas eu quero te dizer que o sangue de Jesus Cristo ele te limpa de todo o pecado, o sangue derramado naquela cruz te purifica de todo o pecado, te dá uma nova vida, uma nova chance, ele é poderoso pra mudar a sua história. Pra te curar de qualquer ferida, de qualquer lembrança, de qualquer pecado, de qualquer abuso que vc tenha tido.
Ele cura a sua alma... Essa ferida pode estar doendo muito agora, mas o Seu médico fará a ferida cicatrizar. E as cicatrizes, meu querido, são pra não nos deixar esquecer, mas elas também são pra doer. Elas são para que vc não se esqueça do seu erro, da sua cura, do milagre que Deus fez na sua vida. Mas elas não vão doer mais.
O livro de Colossenses diz: E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
O seu valor está na cruz meu querido. Deus te ama o tanto que é possível um Deus amar a sua criação, dando o seu filho unigênito pra morrer em uma cruz para te comprar pra ele e ter o direito de te chamar de filho.
A Palavra diz que nada pode te separar do amor de Deus. Nem nos céus, nem na terra, nem debaixo da terra. Nada tem o poder de te tirar de Deus.
Tampe os seus ouvidos para a voz que deseja arrancar a sua fé, e abra-o pra Deus. Traga a sua memória aquilo que pode te dar esperança.
Certa vez eu li no livro do augusto cury que tudo aquilo que tem um preço é barato. Somente aquilo que pelo seu valor não pode ser atribuído preço, é que realmente custa caro.
A morte de Jesus não tem preço. A sua vida custou muito caro pra que vc a desperdice desta maneira. A sua vida custou muito caro pra que vc permita que o diabo brinque com ela. Só há uma pessoa que sabe o real valor da sua alma e essa pessoa é Jesus Cristo.
Ele é o único que te ama verdadeiramente apesar de quem vc é.
Portanto, volte... que Ele sente a sua falta. Ele te quer, ele te aceita, ele te ama como vc é.

Káren Martins - 18.12.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário